Existem três tipos de cifras
- cifra de ocultação
"Uma cifra de ocultação é aquela em que mensagem secreta está escondida de tal modo que ninguém percebe que ela existe. O sistema de ocultação mais velho que se conhece é um que foi utilizado na Antiguidade, quando se escrevia a mensagem na cabeça rapada de um mensageiro, em geral um escravo. Os autores da mensagem deixavam que o cabelo do mensagero crecesse e só então o mandavam ir ter com o destinatário. O mensagero passava com facilidade pelo inimigo, o qual não percebia que havia uma mensagem escrita por baixo do cabelo (...). De modo que o destinatário só tinha de rapar o cabelo do mensageiro que ele trazia escrita na cabeça."(in O Codex 632, pág. 209)
- cifra de transposição
"A cifra de transposição envolve a alteração da ordem das letras. Trata-se, no fundo, de uma anagrama (...) Moloc é Colom lido da direita para a esquerda. Um angrama simples. É evdente que, para mensagens muto curtas, nomeadamente aquelas que só têm uma palavra, estas cifras são pouco seguroas, uma vez que existe um número muito limitado de possibilidades de reordenar as letras. Mas, se eu aumentar o número de letras, o número de combnações possíveis dispara exponencialmente. Por exemplo, uma frase com apenas trinta e seis letras pode ser combinada de triliões e triliões de formas diferentes." (in O Codex 632, pág. 210)
- cifra de substituição
"Trata-se de um sistema em que as letras verdadeiras são substtuídas por outras segundo uma ordem imperceptível para quem não conhece o alfabeto de cifra usado. Por exemplo, imagina a palavra pai. Se ficar assente que um p é um t, que um a é um x e que um i é um r, pai torna-se, na mensagem cifrada, txr." (in O Codex 632, pág. 211)
Sem comentários:
Enviar um comentário